Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Movimento

Mostras, debates e oficinas marcam a 'Semana Pra Dança'

9 MAI 2011Por FCMS15h:42

Começa amanhã (10) a 5ª edição do 'Semana Pra Dança', que contará com apresentações de Vídeodança de artistas internacionais e de Mato Grosso do Sul, mesas de discussão e apresentações especiais. Toda a programação é aberta ao público.

A programação do Semana Pra Dança 2011 contará com o Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança, que realiza sua primeira edição em Campo Grande com exibição da Mostra Internacional de Vídeodança. Estão previstas oficinas e mesa redonda, além de uma inédita performance apresentada por Lara Seidler e Patrícia Pereira.

A Vídeodança pode ser compreendida como uma produção coreográfica concebida especialmente para a tela e que só existe plenamente dentro dela; ou como uma obra de dança criada como vídeo ou um vídeo criado como dança. Trata-se de uma linguagem artística hoje em pleno crescimento em todo o mundo, produzida na interface da dança com o audiovisual. Seus resultados têm sido difundidos em festivais, na internet e na TV, sendo hoje um dos veículos de maior alcance para a coreografia contemporânea.

O Dança em Foco promove o encontro de artistas, profissionais da arte e público, principalmente da dança e do audiovisual. Desde a distribuição de vagas nas oficinas e cursos até os locais de divulgação, o festival se pretende um lugar de encontro de linguagens, de debate em torno das tecnologias digitais e das convergências possíveis entre corpo e imagem.

A programação do Festival também contará com a exposição MS Mostra Regional de Vídeodança. A mostra pretende promover o intercâmbio entre tecnologia, produção e pesquisa, estimulando a circulação dos trabalhos produzidos regionalmente.

“O governo do Estado investe na difusão e fortalecimento da dança porque acredita na sua importância como arte capaz de expressar as nossas raízes culturais, revelando muito da nossa potencialidade nessa área”, explica Américo Calheiros, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Confira a programação:

Mostra Internacional de Vídeodança

Dias 10, 11, 12 e 14 de maio, das 13h30 às 17h30 e 13 de maio (sexta-feira), das 13h30 às 22h. Local: MIS - Museu da Imagem e do Som – Memorial da Cultura - 3º andar. A Mostra reúne programas inéditos de Videodança de diversos países. A classificação é desaconselhável para menores de 12 anos, pois alguns vídeos contêm nu artístico.

Mesa Redonda

Dança, Corpo e Imagem - com Paula Bueno e Helton Pérez; mediação de Leonel Brum, curador do evento dia 10 de maio, às 19h30 no Memorial da Cultura e da Cidadania. Os convidados exibirão obras e discutirão os diferentes olhares sobre a videodança, corpo e imagem.

Oficina Entre-Corpos

Com Lara Seidler e Leonel Brum. De 10 a 13 de maio, das 8h às 12 horas no MIS - Museu da Imagem e do Som, Memorial da Cultura, 3º andar. A oficina experimenta esteticamente o visível e invisível que compõe a ação cênica de dança, buscando através da poética do claro e do escuro provocado pelas lanternas, um campo de aparecimento de corpos e movimentos. Trata ainda das relações entre dança, corpo e imagem na Videodança.

A oficina é gratuita e direcionada a bailarinos, performers, coreógrafos, fotógrafos, videomakers e artistas interessados no corpo e no movimento e com uma experiência prática básica em suas respectivas áreas. Equipamento recomendado: câmera de vídeo ou fotográfica que grave vídeos.

As inscrições devem ser feitas no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura, com Julia Aissa, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 ou por e-mail: nucleodanca.fundacaocultura.ms@gmail.com. Outras informações pelo telefone 3316-9169. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção até o dia 5 de maio.

Performance Poéticas da Noite

Com Lara Seidler, Patrícia Pereira e Leonel Brum. Dia 13 de maio, às 18 horas, no MIS - Museu da Imagem e do Som, Memorial da Cultura, 3º andar. Orientação: Ângela Leite Lopes.

Performance interativa cujo gesto de dança é construído pela circulação e tensão de forças que dialogam a partir das interações entre diversos corpos mergulhados num ambiente sem luz, iluminado somente por pequenas lanternas presas aos corpos dos espectadores. Os encontros e os acordos entre -corpos compõem pequenos fragmentos de cenas fugidias, projetadas ao vivo nas telas da instalação.

MS Mostra Regional de Videodança

Dias 16 a 20 de maio, no Memorial da Cultura. Segunda a quinta, das 13h30 às 17h30 e sexta-feira, 13h30 a 21h30. A abertura fica por conta do lançamento da Videodança Me=Morar – O Corpo em Casa, dia 16, às 19h30.

Leia Também