Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

CASA DO ARTESÃO

Mostra coletiva reúne trabalhos em artesanato

24 NOV 2010Por CRISTINA MEDEIROS00h:18

Pelo quarto ano consecutivo a Casa do Artesão sedia mostra coletiva de artesanato, com trabalhos elaborados por vários profissionais da artesania regional, vindos de vários municípios. Promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), será aberta hoje, às 15h, ficando aberta até 16 de março de 2011, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h.  “Os trabalhos expostos são fruto do aprendizado em várias oficinas ministradas ao longo do ano em várias cidades, envolvendo técnica e design”, explica Arlene Barbosa Vilela, gerente de Desenvolvimento e Atividades Artesanais da FCMS.

As iniciativas da Gerência de Atividades Artesanais da FCMS vão ao encontro da  metodologia e das diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que têm por objetivo gerar oportunidades de trabalho e de renda, bem como estimular o aproveitamento das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da preparação para o mercado competitivo.

“Olhando para trás, verificamos que a qualidade e a criatividade em nosso artesanato melhoraram muito, com trabalhos inovadores, um avanço muito grande”, diz Arlene.
Em 2010, foram ministradas oficinas de capacitação nos municípios de Jaraguari, Ivinhema, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Maracaju, Iguatemi, Guia Lopes da Laguna, Eldorado e Bodoquena. “Há grande variedade de trabalhos, entre eles alguns inovadores, misturando lona com couro ou fibra com couro, além de tecelagem em fibra e retalhos de Bodoquena; papel reciclado a partir do bagaço da cana, de Maracaju e cerâmica, de Ivinhema”. A Casa do Artesão de Campo Grande fica na Avenida Calógeras, 2.050.

Leia Também