sexta, 20 de julho de 2018

Saúde

Mortes por doenças crônicas caem 17%

15 DEZ 2010Por Agencia Brasil22h:03

Levantamento do Ministério da Saúde, o Saúde Brasil 2009, publicação anual da Secretaria de Vigilância em Saúde, apontou uma queda de 17% nas mortes por doenças crônicas não transmissíveis entre 1996 e 2007. Esse índice equivale a uma redução média de 1,4% ao ano na taxa de mortalidade.

O estudo mostrou também que houve crescimento de 10% no número de mortes por diabetes. Segundo o levantamento, a obesidade está entre os principais causas desse aumento. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que a alimentação do brasileiro piorou.

" o diabetes, passou de quarto para o terceiro lugar no ranking das dez causas de óbitos, entre 2005 e 2008. É um período muito curto para você fazer análise, mas isso expressa que de fato a transição demográfica, mas principalmente a transição do padrão alimentar. Obesidade, sobrepeso, aumento da inatividade física, do sedentarismo e o aumento no consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e queda no consumo de feijão e aumento no consumo de comida pronta ou semi-pronta."

Este ano, o Saúde Brasil 2009 apresentou temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em 2010, a ONU recomendou que os países-membros incluam as doenças crônicas não transmissíveis entre as prioridades que estarão em discussão em 2011.

Leia Também