Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Personalidade

Morte de José Alencar é destaque na imprensa internacional

30 MAR 11 - 17h:27O Globo

A morte do ex-vice-presidente José Alencar, nesta terça-feira, repercutiu nos jornais internacionais. Segundo o espanhol 'El País', Alencar "foi o fator principal para que o ex-sindicalista Lula alcançasse a presidência, em 2003, ao lhe dar a confiança do empresariado brasileiro".

O 'El País' afirma ainda que Alencar foi peça-chave para a eleição de Dilma Rousseff à presidência e destaca a amizade entre o ex-vice-presidente e o ex-presidente Lula. "Lula e Alencar foram como dois irmãos, apesar das diferenças políticas na área econômica", afirma.

O argentino 'La Nacion' também destaca a fidelidade política de Alencar a Lula, embora tivessem divergências nas questões econômicas. "Foi um duro crítico de certos aspectos econômicos, mas um fiel aliado político do presidente, que inclusive o nomeou ministro da Defesa entre 2004 e 2006", afirma o correspondente no obituário do ex-vice-presidente.


Para o português 'Correio da Manhã', José Alencar "deixa a vida como um herói e um dos mais equilibrados estadistas que o Brasil já teve".

Nos Estados Unidos, a morte de José Alencar também foi destaque. Nos sites da rede americana Fox News e do 'The New York Times', que utilizam o texto de uma agência de notícias, "Alencar, um empresário milionário, foi escolhido como companheiro de chapa de Lula, em 2002, em uma clara aposta para ganhar o apoio de banqueiros, fazendeiros, empresários, militares e os investidores estrangeiros, que temiam o passado do ex-líder sindical de esquerda".

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Deputados querem impedir exageros <br>do Ministério Público Estadual
POLÍTICA

Deputados querem impedir exageros
do Ministério Público Estadual

Bolsonaro participa de assinaturas de contratos do setor elétrico
PRESIDENTE

Bolsonaro participa de assinaturas de contratos do setor elétrico

Gente trabalhando
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Gente trabalhando

ACERTO

Usuário é baleado na perna por dupla de moto perto do Ceasa

Caso pode estar ligado com dívidas do tráfico de drogas

Mais Lidas