MÚSICO

Morre aos 66 anos o guitarrista espanhol Paco de Lucía

Morre aos 66 anos o guitarrista espanhol Paco de Lucía
26/02/2014 07:45 - G1


O guitarrista espanhol Paco de Lucía morreu aos 66 anos no México, anunciaram nesta quarta-feira (26) as autoridades de Algeciras, sua cidade natal no sul da Espanha. Paco de Lucía, um dos mestres do violão flamenco, sofreu um infarto, segundo a assessoria de imprensa. O local exato da morte não foi informado. Segundo a agência EFE, ele morreu na praia de Cancún. A morte constitui "uma perda irreparável para o mundo da cultura, para a Andaluzia", disse o prefeito da cidade de Algeciras, José Ignario Landaluce. A cidade de Algeciras decretou luto oficial pela morte.

Renovação do flamenco

Paco de Lucía, cujo nome de batismo era Francisco Sánchez Gómez, nasceu em 21 de dezembro de 1947 na cidade andaluza, na província de Cádiz.Tornou-se um músico mundialmente conhecido, que teve o mérito de, ao lado de Camarón de la Isla, modernizar e popularizar mundialmente a música flamenca tradicional, combinando-a com o jazz e outros gêneros, como a bossa-nova brasileira e a música erudita. Ele começou a tocar aos 7 anos, com o instrumento do pai. Ganhou seu apelido por conta de sua mãe portuguesa, sendo chamado, na infância, de "Paco, el de Lucía" (Paco, o filho de Lucía), como se costumava fazer na Andaluzia.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".