quarta, 18 de julho de 2018

RESGATE

Morales e Piñera falaram hoje de manhã sobre resgate

13 OUT 2010Por EVELIN ARAUJO10h:22

 Durou cerca de 15 minutos o pronunciamento do presidente chileno Sebatián Piñera e do presidente da Bolívia Evo Morales.

"Me sinto muito orgulhoso de ser chileno", disse o presidente Piñera, que destacou a coragem dos 33 mineiros. Morales confirma que o feito uniu ainda mais os dois países e confirma que Carlos Mamani, o único boliviano preso na mina, pode retornar ainda hoje à Bolívia.

Presos há 68 dias em uma mina de San José, no Chile, a quase 700 metros da superfície, os mineiros soterrados começaram a ser retirados na noite de ontem e agora, quinze dos 33 já foram retirados pelo túnel projetado e com a utilização da chamada Cápsula Fênix, que chegou a passar por vários testes de aceleração antes de começar a atuar.

Florencio Avalos, 31 anos, foi o primeiro a sair pelo túnel e logo que chegou a superfície foi abraçado pelo presidente chileno, Sebastian Piñera. Em seguida ele foi ao encontro emocionado com a esposa e o filho. Avalso disse que os mineiros sempre se sentiram acompanhados.
Vários familiares acompanham a retirada dos mineiros no acampamento Esperança.

O nono mineiro já retirado pelo túnel é Mário Gomes, 63 anos. Ele é o mais velho dos 33 mineiros e chegou bem disposto à superfície, onde posou com a bandeira do Chile.

Leia Também