Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Moradores relatam ter sentido tremor de terra em Caxias do Sul

20 ABR 2011Por jornalfloripa00h:30

Moradores de pelo menos três bairros relatam ter sentido um tremor de terra na noite de segunda-feira (18) em Caxias do Sul (a 96 km de Porto Alegre). Segundo o Corpo de Bombeiros, houve relatos de tremores nas proximidades dos bairros Pioneiro, Fátima e São José, por volta das 22h.

A auxiliar de enfermagem Inara da Silva, 56, diz que estava em casa quando sentiu a casa tremer e ouviu um barulho forte, como um estrondo."'Foi como se tivesse caído algo muito forte", conta. Ela diz que todos os vizinhos saíram às ruas para ver o que tinha ocorrido.

De acordo com o professor George di Sanctis, do Observatório Simológico da Universidade de Brasília, a região já teve outros registros de tremores no passado, mas todos foram de baixa intensidade. Ele diz que a população não deve se preocupar. "A possibilidade de grandes tremores naquela região é muito pequena", diz.

Segundo ele, devido à distância dos equipamentos do Observatório, a confirmação sobre um possível registro de tremor deve ocorrer apenas nos próximos dias.

Técnicos do Departamento de Sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que tem uma estação próxima à região, na cidade de Canela (a cerca de 50 km do local), dizem que ainda não têm informações precisas sobre a ocorrência. "Tudo indica que foi um microtremor, o que fica difícil para detectar", afima o técnico José Roberto Barbosa.

Leia Também