sexta, 20 de julho de 2018

problema antigo

Moradias do Guanandy voltam a ter alagamentos

9 DEZ 2010Por Bruno Grubertt05h:10

Pelo menos três casas situadas na Rua Corá, no Bairro Guanandy, ficaram alagadas ontem à tarde. O problema lá é antigo e, segundo os moradores, o problema foi causado por obras de drenagem feitas pela prefeitura há, pelo menos, cinco anos.

A situação dos imóveis, que foram construídos sobre uma galeria de águas pluviais e tiveram afundamento do piso, abertura de crateras em alguns cômodos e estão sob risco de desabar, foi mostrada em reportagem do Correio do Estado de 23 de julho último. As famílias alegaram que a galeria de águas pluviais foi construída depois da instalação do loteamento no local há mais de oito anos e, desde então, vem provocando problemas.

Nas casas, a água da chuva brota do chão e abre buracos nas calçadas e pisos e rachaduras nas paredes. Junto com a água, também transborda o esgoto, que deixa as casas com mau cheiro e pode provocar doenças. "Toda vez que chove é assim", disse a dona de casa Ana Virgínia da Silva, 59 anos, ao mostrar o buraco aberto em um dos quartos de sua casa.

Ela, que mora há 40 anos no local, disse que representantes da prefeitura já foram até lá para verificar a situação, mas não resolveram o problema de sua casa. Em outras casas, técnicos do município já fizeram reparos que, com a chuva de ontem, foram danificados. "A gente não tem mais guarda-roupa, não tem mais nada, porque a água estraga tudo", reclamou Maria Rodrigues dos Santos, 52 anos, que mora com mais sete pessoas em uma das casas afetadas.

Segundo os moradores consultados pela reportagem, a prefeitura ainda não definiu uma solução para o problema, que provavelmente pode ocorrer mais vezes, com novas chuvas. (BG)

Leia Também