Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

era pós-Mubarak

Mohammed Mursi vence eleições no Egito

24 JUN 12 - 11h:12terra

Mohammed Mursi venceu as eleições presidenciais egípcias, informou neste sábado o Comitê Eleitoral, no Cairo. Mursi, candidato oposicionista islâmico, obteve 52% dos votos (aproximadamente 13,2 milhões), derrotando Ahmed Shafiq, antigo membro do governo de Hosni Mubarak, que alcançou 48% (12,3 milhões).

O anúncio do resultado - altamente esperado após dias de incerteza e quase uma hora de discurso prévio do chefe da comissão eleitoral, Farouq Sultan - foi recebido com a explosão de comemorações e gritos de vitória de apoiadores de Mursi que tomaram a Praça Tahrir, no centro do Cairo, símbolo dos protestos que, em fevereiro de 2011, provocaram a queda de Mubarak, havia 30 décadas no poder de uma das principais nações árabes do mundo.

A vitória de Mursi representa o respaldo dos ventos de mudanças isntalados no país árabe desde o início da gestão da Primavera Árabe. Ela acompanha o resultado das eleições legislativas anteriores, marcada pela vitória dos candidatos ligados à Irmandade Muçulmana, que apoia Mursi. Ela indica também a superação de dúvidas, revigoradas entre os oposicionistas, de que o pleito presidencial abriria caminho para Shafiq, cuja candidatura, que havia sido proibida, acabou sendo autorizada pela Corte do país dias antes da eleição.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

PRESIDENTE DA CCJ

Proposta sobre pacto federativo começará no Senado, diz Simone

Em início de noite violenta, duas pessoas são assassinadas
DOURADOS

Em início de noite violenta, duas pessoas são assassinadas

ECONOMIA

Em menos de 5 anos, País terá de voltar a discutir capitalização, diz secretário

Incêndio em terreno baldio localizado na área central assusta moradores
BATAYPORÃ

Incêndio em terreno baldio assusta moradores

Mais Lidas