Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 18 de novembro de 2018

era pós-Mubarak

Mohammed Mursi vence eleições no Egito

24 JUN 2012Por terra11h:12

Mohammed Mursi venceu as eleições presidenciais egípcias, informou neste sábado o Comitê Eleitoral, no Cairo. Mursi, candidato oposicionista islâmico, obteve 52% dos votos (aproximadamente 13,2 milhões), derrotando Ahmed Shafiq, antigo membro do governo de Hosni Mubarak, que alcançou 48% (12,3 milhões).

O anúncio do resultado - altamente esperado após dias de incerteza e quase uma hora de discurso prévio do chefe da comissão eleitoral, Farouq Sultan - foi recebido com a explosão de comemorações e gritos de vitória de apoiadores de Mursi que tomaram a Praça Tahrir, no centro do Cairo, símbolo dos protestos que, em fevereiro de 2011, provocaram a queda de Mubarak, havia 30 décadas no poder de uma das principais nações árabes do mundo.

A vitória de Mursi representa o respaldo dos ventos de mudanças isntalados no país árabe desde o início da gestão da Primavera Árabe. Ela acompanha o resultado das eleições legislativas anteriores, marcada pela vitória dos candidatos ligados à Irmandade Muçulmana, que apoia Mursi. Ela indica também a superação de dúvidas, revigoradas entre os oposicionistas, de que o pleito presidencial abriria caminho para Shafiq, cuja candidatura, que havia sido proibida, acabou sendo autorizada pela Corte do país dias antes da eleição.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também