Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 21 de novembro de 2018

MARTE

'Moeda da sorte' fixada no Curiosity vai ajudar testes da Nasa

9 AGO 2012Por g100h:00

O jipe-robô Curiosity, que está em Marte desde segunda-feira (6) e vai passar pelo menos dois anos no planeta vermelho em busca de indícios favoráveis à vida, levou consigo uma "moedinha da sorte", que ajudará a agência espacial americana (Nasa) a fazer testes em uma das câmeras do veículo.

A moeda de 1 centavo de dólar é de 1909 e estampa o ex-presidente americano Abraham Lincoln, cujo centenário de nascimento foi comemorado no ano da cunhagem, em uma edição especial feita pelo escultor e especialista em metais Victor David Brenner.

O objeto no "bolso" do Curiosity vai permitir que os cientistas estabeleçam uma escala dos objetos encontrados pela câmera Mahli, situada no braço do robô e destinada a registrar imagens em close e alta resolução.

Isso significa que, como o tamanho da moeda já é conhecido, será possível fazer uma comparação mais adequada do que for flagrado – em milímetros, centímetros ou metros. Com essa "calibragem", as rochas e o solo serão detectados em detalhes, com linhas de referência mais finas que um fio de cabelo.

A Mahli capta tudo em um ângulo de 30 graus com o solo, motivo pelo qual os técnicos da Nasa precisam "endireitar" as imagens para corrigir distorções. A câmera é capaz de se concentrar em qualquer alvo a uma distância que varia de 2 centímetros até o infinito.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também