Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SERVIÇO DE ODONTOLOGIA

Moçambique copia projeto de saúde de Campo Grande

Moçambique copia projeto de saúde de Campo Grande
06/04/2011 08:00 - FAUSTO BRITES


Hoje está prevista a visita, em Campo Grande, de uma equipe do Ministério de Saúde de Moçambique que vem para conhecer projetos que sirvam de base para implantação do serviço de odontologia naquele país.

O Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande foi indicado pelo Ministério da Saúde como referência para servir de modelo a Moçambique (país africano de língua portuguesa).

Campo Grande foi cidade eleita em 2008 como modelo no programa “Brasil Sorridente”, na categoria de municípios com mais de 300 mil habitantes, por ações como implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e ampliação das equipes de saúde bucal no Programa de Saúde da Família (PSF).

A equipe de Moçambique será composta por um representante técnico do Ministério da Saúde e dois odontólogos. Os profissionais irão participar de palestras para saber mais sobre o trabalho realizado pela Sesau. Um dos pontos de maior interesse dos visitantes é conhecer detalhes da pesquisa sobre saúde bucal, solicitada pelo programa Brasil Sorridente, que possibilitou um comparativo entre os anos de 2003 e 2010.

A pesquisa teve como objetivo conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira e, com o resultado obtido, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de manter uma base de dados eletrônica para a coordenação de Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Campo Grande

Felpuda


Acontecimentos policiais de grande repercussão deverão refletir seriamente na jornada de uns e de outros. Os cortes nos “tentáculos do polvo” os deixaram sem respaldo para enfrentar a maratona que há tempos participam, e com sucesso. Ao mesmo tempo que ficaram sem o aconchego financeiro, afastaram-se do abraço, até então muito amigo, preocupados com o ditado popular que afirma:  “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”.