Campo Grande - MS, terça, 14 de agosto de 2018

Motivada pela chacina no RJ

Mobilização em prol da paz acontece amanhã na Capital

8 ABR 2011Por DA REDAÇÃO14h:43

Mil pássaros brancos feitos um a um por dobraduras. Esta é a ação que artistas locais organizam para amanhã na Praça Ari Coelho às 10 horas, uma concentração em prol da paz. O motivo principal é o assassinato brutal das 12 crianças no Realengo (RJ) na manhã de ontem enquanto assistiam a aula. O manifesto também pede o fim da comercialização de armas de fogo no Brasil.

Os participantes da ação produzirão mil tsurus de origamis, dobradura japonesa de pássaro. O tsuru representa um pássaro sagrado para o povo japonês, que segundo a lenda vive 1000 anos.

Para participar é recomendado que todos estejam de roupas brancas e que levem papel sulfite branco, barbante, linha e pensamentos e vibrações positiva para a confecção de mil tsurus como um manifesto pacífico. É comum oferecer-se um origami tsuru como símbolo de sorte, paz, felicidade e longevidade. Para os origamistas tradicionais a figura do pássaro de dobradura é a mais perfeita possível

A produção de origamis será dedicada ao pedido de paz, ou seja, cada tsuru produzido tem o desejo de que tudo fique bem e que a violência seja extinta. Como se cada quadrado de papel dobrado e transformado em pássaro fosse o desejo de milhares pela paz.


Como fazer
 

O que diz a lenda dos tsurus?

O Tsuru é um dos animais que simbolizam a mocidade eterna e felicidade da Ásia. Diz-se que o pássaro vive mil anos. São, possivelmente, os pássaros mais velhos da Terra.
 

Era considerado o pássaro companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos, que supunham terem poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru, passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida longa.
 

É uma das aves mais conhecidas do Oriente. Algumas vezes a imagem do tsuru é colocada em caixões, para que a alma do morto seja levada para o céu em suas costas. Como um símbolo de longevidade, os japoneses costumam presentear os amigos com uma dobradura de papel (origami) em forma de Tsuru.

Dizem que se você conseguir dobrar mil tsurus enquanto mentaliza um desejo, este desejo será realizado

Leia Também