Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

festejos

Missa do Divino é celebrada na Assembleia

6 JUN 2011Por DA REDAÇÃO09h:43

Por iniciativa dos deputados estaduais Dione Hashioka (PSDB) e Junior Mochi (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (06/06), missa em ação de graças ao Divino Espírito Santo. A celebração eucarística contou com a participação dos Arautos do Evangelho, festeiros de Campo Grande e Coxim e a recepção da bandeira do Divino Espírito Santo.

A missa, celebrada pelo padre Micael Carlos, da Catedral São José de Coxim, marca o início dos festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo. Em Campo Grande, a 17ª Festa do Espírito Santo acontece no dia 12 de junho, no Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural da Funlec, localizado na BR-163. Já em Coxim, a 116ª edição da festa acontece entre os dias 6 e 15 de julho.

As festividades do Divino Espírito Santo são provenientes dos estados alemães, onde,inicialmente, foram praticadas durante a dinastia dos Othons. O objetivo era arrecadar donativos destinados aos pobres nos anos de penúria. E como os invocantes eram reis, os festejos conservaram os aspectos de realeza. No Brasil, a introdução dessa festividade é quase tão antiga quanto a colonização.

A festa é realizada no Domingo de Pentecostes, celebração católica que acontece sempre 50 dias depois da Páscoa, em comemoração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

“Em Mato Grosso do Sul, a Festa do Divino Espírito Santo é a manifestação religiosa cultural mais tradicional, sendo realizada no município de Coxim há mais de um século. A grandeza da festa é tamanha, que envolve toda a comunidade coxinense, atrai turistas não só do Mato Grosso do Sul, mas de todo o País”, destaca o deputado Junior Mochi.
 

Leia Também