Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DEVOÇÃO

Missa de Cinzas marca o início <br> da Quaresma

Missa de Cinzas marca o início <br> da Quaresma
05/03/2014 08:29 - DANIELLA ARRUDA E TARYNE ZOTTINO


Católicos lotaram na manhã de hoje (5) a Igreja Perpétuo Socorro, que fica na Avenida Afonso Pena, para a tradicional Missa de Cinzas. Cerca de 1.500 fiéis compareceram à primeira celebração do dia, às 6h. Outras celebrações serão realizadas de hora em hora, sendo que a última acontecerá às 22h. A Missa de Cinzas marca o início da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (20 de abril). 

Os fiéis fizeram fila para receber a bênção, no ato de imposição das cinzas - feitas de palhas de coqueiro - que simbolizam penitência e arrependimento pelos pecados cometidos. Ao longo da história da Igreja Católica, as cinzas vêm sendo usadas em rituais de celebração da penitência, até se tornarem sinal do início da Quaresma. Na imposição das cinzas, os fiéis são chamados a lembrar a passagem bíblica que diz que todos vieram do pó e ao pó retornarão.

De acordo com a Igreja Católica, trata-se de um tempo de reflexão e penitência. Tradicionalmente, os fiéis devem evitar carne vermelha. 

Felpuda


Considerados “traíras” por terem abandonado o barco diante dos indícios da chegada da borrasca à antiga liderança, alguns pré-candidatos terão de se esforçar para escapar da, digamos assim, vingança, velha conhecida da dita figurinha. Dizem por aí que há promessas nesse sentido, para que os resultados dos “vira-casacas” nas urnas sejam pífios. Sabe aquela velha máxima: “Pisa. Mas, quando eu levantar, corre!” Pois é...