DIRETRIZES

Ministro da Saúde assina contrato para ações públicas no Estado

Ministro da Saúde assina contrato para ações públicas no Estado
29/08/2012 18:24 - DA REDAÇÃO


O governador André Puccinelli e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinam amanhã (30) o Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde de Mato Grosso do Sul (COAP). A assinatura será realizada às 9h, no auditório do Hotel Jandaia, localizado na rua Barão do Rio Branco, 1.271, na Capital.

O COAP consiste nas diretrizes e compromissos pactuados para cada macrorregião do Estado (Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas) na organização e integração das ações e serviços de saúde em uma rede de atenção regionalizada.O programa retrata a situação atual de cada região de saúde e aponta quais as intervenções necessárias para uma situação futura, sendo um instrumento de alocação de recursos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado a assinar o Contrato Organizativo com o Ministério da Saúde, porém é o único que possui 100 por cento de adesão em suas macrorregiões e seus municípios. O COAP terá duração até dezembro de 2015 e propõe que municípios, Estado e governo federal estabeleçam as condições necessárias para um melhor atendimento no que se refere ao SUS.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".