domingo, 15 de julho de 2018

Ministro da Agricultura faz balança de oito anos de governo

15 DEZ 2010Por Com informações do Mapa15h:42

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, fez hoje em Brasília, um balanço dos oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que o Brasil mantém-se à frente no seleto grupo dos maiores produtores mundiais de alimento e pode avançar ainda mais se ampliar sua participação no mercado.

Rossi considera possível ao País atingir um novo status, levando em consideração os índices de desenvolvimento, terras agricultáveis e adoção de tecnologia agrícola desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Não há dúvida de que a agricultura brasileira tem condições de continuar competitiva e na vanguarda, principalmente em função das pesquisas genéticas, da produção racional e equilibrada, com foco na preservação do meio ambiente”, aponta Wagner Rossi.

O governo estima que, na safra agrícola 2010/2011, a colheita de grãos pode chegar a 149,1 milhões de toneladas, caso as condições climáticas se mantenham favoráveis. Wagner Rossi destaca que tais fatores levaram o Brasil ao desenvolvimento acelerado de sua produção agrícola e a uma situação praticamente única no mundo: a autossuficiência em todos os produtos da cesta básica, com exceção do trigo. “Mesmo assim, a produção tritícola nacional é suficiente para atender metade do consumo interno”, ressalta.

Leia Também