Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

Mundo

Ministro belga das Finanças interessado na direção do FMI

23 MAI 2011Por jornal do brasil03h:14

O ministro belga das Finanças, Didier Reynders, assegurou neste domingo que está interessado no cargo de diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), embora tenha reconhecido que a ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, é a candidata favorita da UE.

Respondendo a um jornalista da rede de televisão pública RTBF que perguntou se estava interessado no cargo, Reynders respondeu: "Claro que sim, este tipo de funções são as que não se rejeitam".

"E quando alguém como eu permanece há 12 anos ao redor da mesa do comitê do Fundo Monetário, quando uma pessoa tem experiência como ministro das Finanças, está claro que é um cargo interessante, uma função a partir da qual se pode ter um impacto sobre a atividade econômica e política", argumentou.

No entanto, Reynders reconheceu que a atual ministra de Economia francesa Christine Lagarde é atualmente a favorita dos europeus para ocupar este cargo, ressaltando o interesse dos franceses de manter este posto.

"Simplesmente porque, por um lado, os franceses parecem querer garantir uma espécie de direito de manutenção, de continuação no cargo. Parece que a Alemanha também apoia isso", explicou.

Leia Também