Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

AGROPECUÁRIA

Ministro anuncia crédito para pecuária

3 MAI 2011Por da redação16h:40

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, anunciou nesta terça-feira, 3 de maio, que o Plano Safra 2011/2012 ─ a ser lançado em junho ─ contará com três linhas de crédito específicas para a pecuária. A informação foi passada aos criadores na abertura oficial da 77ª. Expozebu, em Uberaba (MG). “Diferentemente da agricultura, a pecuária não tem um sistema de apoio no que diz respeito ao seu financiamento. A expansão da pecuária brasileira está a exigir essa mudança”, afirmou o ministro.

Wagner Rossi lembrou que o ciclo produtivo da agricultura é de no máximo um ano, enquanto a criação demanda de quatro a cinco anos. Por isso, a necessidade de um sistema de financiamento próprio para a pecuária.

Segundo o ministro, uma das linhas será destinada à renovação de pastagens, com ênfase em melhoria de produtividade. O crédito abrangerá atividades como correção de solo, adubação, manejo e melhorias genéticas nas gramíneas degradadas.

Outras duas linhas de crédito incentivarão a retenção e a aquisição de matrizes. Levantamentos indicam que cerca de um terço dos abates no Brasil são de fêmeas. “Quando matamos a fêmea, antecipamos uma receita, mas perdemos receitas muito maiores no futuro”, justificou Wagner Rossi. Segundo o ministro, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos em conjunto com o BNDES e o Banco do Brasil.

Leia Também