Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

TERENOS

Ministra da Pesca vai levar queixa de produtores ao governador

22 MAI 2011Por EVELIN ARAUJO16h:20

A ministra da Pesca e Agricultura, Ideli Salvatti, esteve hoje no Projeto Pacu, uma empresa de criação de peixes com sede em Terenos (MS), durante o almoço, para ouvir os produtores em relação a projetos para o desenvolvimento da psicultura no Estado e ouvir quais são os benefícios e entraves da categoria para discutí-los amanhã (23) com o governador André Puccinelli. Esteve presente na reunião o ex-governador Zeca do PT.

As principais preocupações dos produtores são a demora para a renovação da licença ambiental, que dura em média de 2 a 4 anos para sair e o ICMS interno, que é de 12%. Esses dois fatores, segundo eles, impedem que as empresas tenham maior competitividade. A categoria também quer que o licenciamento ambiental para essas áreas seja simplificado.

 A ministra declarou que Mato Grosso do Sul é o 12º Estado que ela visita para conversar com as lideranças locais a respeito das questões do setor. Ela citou o Acre como exemplo, onde projetos de psicultura com até 5 hectares não precisam de licença ambiental para começar a funcionar já que, segundo ela, são de pouco impacto ambiental.

"Potencial tem, dinheiro tem. Para desenvolver é preciso tecnologia e pesquisa, porque é grande o potencial de nercado interno e exportação de peixes", afirmou Ideli Salvatti. 

Criação

No Estado, são 450 produtores de peixes, concentrados principalmente em Dourados, Mundo Novo e Campo Grande. Desses, 90% têm a área de criação menor que 5 hectares. 

Leia Também