Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

VISITA

Ministra chega hoje em busca de estimular piscicultura em MS

22 MAI 2011Por DA REDAÇÃO00h:00

A ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti, chega hoje ao Estado com árdua missaõ de incentivar a piscicultura de produção. Na Capital hoje e amanhã ela cumpre uma série de compromissos, entre eles a solenidade da assinatura de ordem de serviço para o início da construção do Aquário do Pantantal, do Centro de Estudos e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira.
O Mato Grosso do Sul conta com importantes recursos hídricos favoráveis à pesca e à aquicultura, como o imponente rio Paraná e seus afluentes, e o rio Paraguai, a espinha dorsal do Pantanal, que possui em sua bacia os rios Apa e Taquari. O estado também dispõe de lagoas como a Guaíba, Uberaba e Mandioré, localizadas na divisa com a Bolívia.
São aproximadamente 800 piscicultores em todo o Estado, que produzem 12.500 toneladas de pescado por ano, mais da metade na região de Dourados. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Programação

O primeiro compromisso da ministra em Mato Grosso do Sul hoje será conhecer o Projeto Pacu Aquicultura, na fazenda Santa Rosa, localizada no município de Terenos, a 50 quilômetros da capital Campo Grande. O projeto conta com laboratórios, tanques de reprodução e engorda de peixes nativos do Pantanal Sul Matogrossense.
Na segunda-feira, na parte da manhã, tem compromissos com a imprensa, visita a superintendência federal da Pesca e Aquicultura no Estado e participa de solenidade, no auditório do SEBRAE que prevê a liberação de recursos para a Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Mato Grosso do Sul e a Consultoria e Assessoria para a Agricultura Familiar (SECAF).
A ministra Ideli Salvatti entrega, durante a solenidade, seis kits Feira do Peixe com módulos para facilitar a comercialização de pescado. Os módulos são equipados com tenda metálica desmontável, balcão, caixas térmicas, balança e outros dispositivos.
Os kits irão beneficiar a Cooperativa MS Peixe, do município de Dourados, a Colônia de Pescadores Z-03, no município de Três Lagoas e a Associação dos Pescadores da Vila Nova Porto XV de Novembro, no município de Bataguassu.
A ministra também assina um termo para a implantação de um telecentro da pesca no município de Aquidauana com recursos de informática e acesso à Internet beneficiando a Colônia de Pescadores Z-07.

Reunião com lideranças

Ainda na parte da manhã de segunda-feira, Ideli Salvatti se reúne, separadamente, com representantes da pesca e da aquicultura, para discutir os seus problemas específicos. Almoça depois na Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul.
Já na tarde de segunda-feira, às 15 horas, a ministra tem audiência com o governador André Puccinelli. Na pauta está a agilização de licenças ambientais para a aquicultura e ainda os convênios entre o MPA e o Estado. Também será discutida a criação de uma Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca. Às 18 horas, a ministra participa a convite do governador André Puccinelli, no Parque das Nações Indígenas, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da construção do Aquário do Pantanal.

Leia Também