Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

PARTICIPAÇÃO

Ministra abre vaga para empregados em estatais

12 MAR 2011Por AGÊNCIA BRASIL00h:00

Em cerimônia reservada no Palácio do Planalto, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, assinou a portaria que assegurada a participação de empregados no conselho de administração de empresas públicas e sociedades de economia mista.

O documento foi assinado na presença da presidente Dilma Rousseff pouco antes da primeira reunião de Dilma com representantes de centrais sindicais. A participação dos empregados nos conselho de administração é uma reivindicação antiga dos sindicalistas e foi negociada ainda durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A portaria n° 026, que detalha a Lei nº 12.353 de 28 de dezembro de 2010, vale para empresas com mais de 200 empregados nas quais a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. A medida abrangerá 59 instituições, de acordo com o Ministério do Planejamento.

O processo de eleição do representante dos empregados deverá ser organizado por uma comissão formada por representantes da empresa e das entidades sindicais. Todos os empregados ativos poderão votar, e os critérios de exigência para o cargo de conselheiro são os mesmos previstos em lei e no estatuto das respectivas empresas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também