Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

MATO GROSSO DO SUL

Ministério da Saúde coloca cidade de Corumbá na lista de risco da dengue

11 NOV 2010Por Bruno Grubertt17h:59

Dos municípios de Mato Grosso do Sul que enviaram dados sobre a presença de larvas do mosquito da dengue ao Ministério da Saúde, apenas Corumbá está em situação de alerta, com risco de surto da doença. Por enquanto, o restante do Estado está fora da lista de risco. No entanto, nem todos os municípios enviaram as informações para o Ministério da Saúde. Além de Corumbá, apenas Campo Grande, Dourados e Ponta Porã enviaram os dados.
Apesar de ter tido a epidemia mais letal de dengue da história, em 2010, Campo Grande ficou de fora da lista de localidades com risco de epidemia ou surto de dengue. O relatório doi divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, em Brasília, durante lançamento da campanha de prevenção para o verão 2010/2001. Segundo o ministério, as mortes causadas pela doença, este ano, aumentaram 90% no País — de 312 de 1º de janeiro a 16 de outubro de 2009 para 592 no mesmo período deste ano.
A análise foi feita de acordo com o índice de infestação calculado com base na ocorrência de larvas do mosquito da dengue em amostras encontradas pelos agentes de saúde. Ainda que a incidência esteja abaixo da que é considerada de risco, a presença do mosquito pode aumentar com a ocorrência de chuvas. Por isso, a recomendação é não deixar de lado os cuidados básicos para se evitar o mosquito da dengue.

Leia Também