terça, 17 de julho de 2018

Ministério da Pesca doa caminhão para feira de peixes à prefeitura

7 DEZ 2010Por Cícero Faria, Dourados04h:05

O Ministério da Aquicultura e Pesca entrega, hoje, um caminhão Feira do Peixe à Prefeitura de Dourados, que facilitará a venda de pescado diretamente ao consumidor. A unidade faz parte de um lote de 50 veículos que atenderá piscicultores de todo o País.

O caminhão vai atender os criadores de peixe da Grande Dourados - única região contemplada do Estado, informou o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, que representará o município na solenidade presidida pelo ministro Altemir Gregolin.  
O Governo federal  criou o programa voltado aos municípios que estão desenvolvendo o setor da piscicultura e os cadastrados concorreram a caminhões-feira, doados com o objetivo de auxiliar no crescimento da atividade. O veiculo é um kit de equipamentos de infraestrutura para comercialização em feiras livres e mercados públicos para pescadores artesanais e aquicultores familiares.

O Feira do Peixe possibilita a comercialização direta de produtos, evitando a ação de intermediários na cadeia produtiva, possibilitando a redução de preços ao consumidor final e a maior renda. Entre outros utensílios, o kit tem uma estrutura metálica desmontável; um puçá para coleta de pescado; balcão de exposição; tanque e balança. Os caminhões estão preparados para armazenar o pescado nas condições ideais de refrigeração.

A região de Dourados é a maior produtora de peixes criados em tanques de Mato Grosso do Sul com mais de 500 hectares de lâmina de água. Somente neste município são 100 piscicultores que fazem a reprodução, recria e engorda e ainda abastecem pesque e pague, inclusive de outros estados.

Em Dourados, a grande comercialização do peixe ocorre na Festa do Peixe ou na feira livre da Rua Cuiabá, porque a população prefere o produto fresco. “Esse caminhão vai possibilitar  a venda até em bairros da cidade”, citou Peralta. (CF)

Leia Também