Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

DILMA

Mínimo é tema mais lembrado no Governo

2 ABR 2011Por infomoney00h:02

O Governo de Dilma Rousseff mal começou, mas já deixou algumas marcas na lembrança dos brasileiros. E as discussões sobre o reajuste do salário mínimo é o item mais lembrado por eles em três meses de governo.

De acordo com pesquisa CNI-Ibope, divulgada ontem, 22% dos brasileiros afirmam que lembram-se mais das discussões sobre o novo valor do mínimo. Em segundo lugar ficou a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, citada por 11% dos entrevistados.

A inflação e os noticiários sobre o corte de gastos que o Governo anunciou no início do ano também estão guardados na lembrança de 8% e 6% dos brasileiros, respectivamente. A posse da presidente é o assunto mais lembrado do Governo para 7% dos pesquisados.

Taxas, programas sociais e crescimento econômico
Temas como investimentos em áreas sociais, crescimento da economia, correção da tabela do Imposto de Renda e reajustes da taxas básica de juro, a Selic, e do valor dos programas Bolsa Família e Bolsa Escola surtiram pouco efeito nas lembranças dos brasileiros, pois menos de 2% as citaram.

Os investimentos em áreas sociais foram lembrados por apenas 1% dos entrevistados, ao passo que a divulgação do crescimento de 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2010, a correção da tabela e os aumentos promovidos pelo Copom na taxa de juros foram mencionados por 2% dos entrevistados.

Para a pesquisa foram entrevistadas 2.002 pessoas, com idade acima de 16 anos, em 141 municípios entre os dias 20 e 23 deste mês.

Outros temas
Além de temas relacionados à economia, outros foram lembrados pelos brasileiros, como os desastres naturais que atingiram a região Serrana do Rio de Janeiro, lembrados por 4% dos entrevistados. O mesmo percentual citou a posse dos deputados federais e senadores eleitos.

As viagens da presidente e as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foram lembradas por 3% cada tema. A divulgação do índice de desemprego foi citado por 2% dos brasileiros consultados como o tema mais lembrado do Governo Dilma.

Leia Também