Domingo, 10 de Dezembro de 2017

OLIMPÍADA DE INVERNO

Mineira será 1ª do Brasil em duas modalidades

24 JAN 2014Por FOLHA PRESS13h:55

A mineira Jaqueline Mourão, 38, vai ser a primeira atleta brasileira, entre homens e mulheres, a disputar duas modalidades em uma Olimpíada de Inverno.

Hoje a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) recebeu a confirmação de que Jaqueline tem vaga garantida no biatlo. Antes, a brasileira já tinha conquistado um lugar na disputa do esqui cross-country.

"Este foi o maior desafio na minha carreira esportiva e fico feliz demais que tudo tenha dado certo. Fazer história novamente no esporte brasileiro é fantástico", afirmou Jaqueline, por e-mail.

O esqui cross-country é uma espécie de maratona sobre a neve. Já o biatlo é a mescla do cross-country com paradas para a disputa de tiro esportivo com carabina. Jaqueline é casada com seu treinador, o canadense Guido Visser.

"A técnica utilizada é a mesma, o estilo livre, então ficou fácil conciliar os dois esportes. Somente exigiu mais organização e dedicação, pois o biatlon exige muito treinamento de precisão e tinha que ainda fazer toda a parte física do esqui", explicou. 

Jaqueline também já havia competido nos Jogos Olímpicos de verão, em Atenas-2004, na modalidade ciclismo mountain bike. Até hoje, ela era um dos três esportistas brasileiros a participar das edições olímpicas de inverno e verão, ao lado de Claudinei Quirino e Mateus Inocêncio, do atletismo e do bobsled.

Além do feito alcançado hoje, Jaqueline Mourão vai igualar outras atletas olímpicas do Brasil.

A jogadora de vôlei Fofão e a de futebol Formiga têm cinco participação nos Jogos, o que a esquiadora vai conseguir em Sochi, na Rússia. Jaqueline disputou os Jogos de Atenas-2004 e Pequin-2008 (verão) além de Torino-2006 e Vancouver-2010 (inverno). O iatista Torben Grael, o mesa-tenista Hugo Hoyama e o ginete Rodrigo Pessoa têm seis participações olímpicas cada.

"É uma honra e um orgulho muito grande poder representar pela quinta vez o Brasil em Jogos Olímpicos. Eu comecei no biatlo com 35 anos, grávida e sem nenhuma experiência no tiro.Espero inspirar mais brasileiros a buscarem seus sonhos e acreditarem em si mesmos, com dedicação e força de vontade conseguiremos sempre nossos objetivos", disse a mãe de Ian, 3. O filho, porém, não vai a Sochi com os pais, por receio das ameaças terroristas naquela região da Rússia. 

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi acontece no próximo dia 7 de fevereiro. A competição no balneário russo, que fica entre o Cáucaso e o Mar Negro, vai até 23 de fevereiro.
 

Leia Também