Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

JUVENTUDE RURAL

MinC abre diálogo com segmento pela primeira vez e levará para o campo Cines Mais Cultura

29 MAI 2011Por DA REDAÇÃO00h:30

O Ministério da Cultura (MinC) assinará um convênio com a Conferederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para a instalação de Cines Mais Cultura em 18 centros sindicais espalhados por todo o país. Esta é uma das ações que o Ministério da Cultura levará para os jovens da área rural, segmento que será, pela primeira vez, beneficiado com políticas culturais do governo federal. A instalação dos Cines Mais Cultura foi uma das reivindicações do Movimento Grito da Terra Brasil 2011, promovido pela Contag, que, no dia 12 de maio, foi recebido pela ministra da Cultura Ana de Hollanda, por meio de uma comissão de jovens rurais.

Na próxima semana, o MinC voltará a se reunir com os representantes da Contag para discutir os termos do convênio a ser celebrado para a implantação dos Cines Mais Cultura. A ação disponibilizará equipamentos audiovisuais de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista.

Microprojetos

Do encontro entre o MinC e a Contag também resultaram a garantia de apoio à realização do III Festival da Juventude Rural, marcado para o próximo ano, e a elaboração de edital específico da ação Microprojetos. O formato desse edital será negociado com os movimentos do campo e elaborado conjuntamente em reuniões bilaterais com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  A ação promove a diversidade cultural e os prêmios serão concedidos a pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos  que desenvolvam projetos nas áreas culturais.

Leia Também