Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Operação Ágata 5

Militares fecham fronteira para combater o tráfico

7 AGO 12 - 09h:10Gabriel Maymone

Com o objetivo de combater a entrada de armamentos e drogas no país, o governo enviou 9 mil militares - equipados com helicópteros de combate, navios-patrulha, aviões de caça e blindados - para patrulhar a fronteira com o Paraguai e Argentina. A Operação Ágata 5 começou ontem (06) e deve durar até 30 dias nos estados do sul do país e Mato Grosso do Sul.

"É uma operação de fronteira que tem por objetivo, sobretudo, a repressão à criminalidade", disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. A Marinha enviou aproximadamente 30 embarcações para os rios da Bacia do Prata – Paraná, Paraguai e Uruguai, entre elas três navios de guerra e um navio-hospital.

A operação terá ainda o apoio de 30 agências governamentais, entre elas a Polícia Federal, que elevarão o efetivo total para cerca de 10 mil homens. O general Carlos Bolivar Goellner, comandante militar do Sul, disse que a área crítica de patrulhamento é entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde é maior a maior incidência de tráfico de drogas e contrabando.

A presidente Dilma Rousseff ordenou a Amorim a execução da Operação Ágata 5. "A ação visa a reforçar a presença do Estado na fronteira com a Bacia do Prata", disse Goellner. Segundo ele, as fronteiras serão fortemente guarnecidas e como consequência o tráfico de drogas e o contrabando devem ser "sufocados".

Com informações da Agência Brasil

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Polícia Militar Rodoviária lança Operação Semana Santa
FERIADÃO

Polícia Militar Rodoviária lança Operação Semana Santa

BRASIL

Odebrecht assina acordo para denunciar cartéis em obras de aeroportos

Empresas de transportes são autuadas por não concederem benefícios a idosos
OBRIGATORIEDADE

Empresas de ônibus não concedem benefícios a idosos

Tribunal suspende ação penal contra André, filho e advogado
LAMA ASFÁLTICA

TRF3 suspende processo
contra André Puccinelli

Mais Lidas