Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

DESENVOLVIMENTO

Mestrandos da Yale University EUA visitam o Estado

12 MAR 11 - 00h:01DA REDAÇÃO

Em visita a três estados brasileiros para estudar a trajetória de desenvolvimento do Brasil, um grupo de mestrandos da Yale University (EUA) chega neste fim de semana a Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado, através das Secretarias de Produção (Seprotur) e Meio Ambiente (Semac), organizou para próxima segunda-feira (14) um dia inteiro de palestras sobre o cenário estadual. No mesmo dia os alunos serão recebidos na Embrapa Gado de Corte para uma palestra sobre a pecuária brasileira. A campo, o grupo realizará visitas a duas propriedades rurais.  

Considerada a terceira melhor universidade do mundo, a iniciativa da instituição tem como foco a história econômica, política e social do Brasil, abrangendo o papel do setor privado e do empreendedorismo no processo de desenvolvimento, discutindo sobre os desafios e oportunidades oferecidos por um mercado emergente.

Liderados pelo professor Mushfiq Mobarak, economista e pesquisador da Yale University - e que administra projetos de pesquisa na Ásia, África e América Latina -  a imersão dos alunos contempla pesquisa desenvolvida pelo professor Mobarak sobre desenvolvimento econômico de países, o papel dos setores e instituições neste processo, e como se pode melhor incentivar as populações a adotar atitudes e comportamentos benéficos ao desenvolvimento econômico, social e humano.   

O itinerário em Mato Grosso do Sul permeia aprendizados sobre a economia da local; trajetória de desenvolvimento da região; o setor agropecuário; as oportunidades para investimento e crescimento econômico na região; as possíveis dificuldades enfrentadas por investidores; o papel dos setores público e privado no plano de desenvolvimento estadual; as operações, objetivos e papel das principais instituições/organizações/empresas instaladas no Estado; história e cultura regional.

Sobre os temas destacados, os secretários Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes (Semac) e Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) conduzirão palestras atuais abrangendo as "Políticas e Diretrizes de Infra-estrutura e Gestão Ambiental" e a "Visão Geral do Desenvolvimento do Estado", respectivamente. O consultor Paulo Salvatore Pozini também foi convidado para o encontro e irá palestrar sobre os "Instrumentos Creditícios e Incentivos para o Desenvolvimento do MS". Estas palestras acontecem das 8h30 às 10h30 no Auditório Tertuliano Amarilha, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Já no período da tarde, a partir das 14h na Embrapa Gado de Corte, a palestra é com o Chefe Geral Cleber Soares, sobre "Cenários e Perspectivas da Pecuária de Corte Brasileira". Ambas as programações acontecem na segunda-feira (14), em Campo Grande/MS (veja abaixo a agenda completa).

Acompanham o professor Mushfiq Mobarak 27 alunos do primeiro e segundo ano do mesmo curso com idade média entre 30-35 anos. As nacionalidades são as mais diversas abrangendo os seguintes países: EUA, Brasil, Itália, China, Índia, Bangladesh e Canadá. Provenientes de São Paulo, após passar por Mato Grosso do Sul o grupo segue viagem para a Bahia de onde retorna para os Estados Unidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3318-5053/3318-5004.

Programação:

Domingo-13

Visita Fazenda San Francisco/Pantanal.
 

Segunda-14

8h30min às 10h30min - Auditório Tertuliano Amarilha - Rubens Gil de Camillo

08h40min - Palestra Secretária Seprotur - Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias - Visão Geral do Desenvolvimento do Estado
09h15 Palestra Secretário Semac - Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes -  Políticas e Diretrizes de Infra-estrutura e Gestão Ambiental

10h - Palestra Consultor - Paulo Salvatore Pozini - Instrumentos Creditícios e Incentivos para o Desenvolvimento do MS

10h30min - Debate/Encerramento

14h às 16h30min - Embrapa Gado de Corte

14 - Apresentação Institucional

14h30min - Palestra Chefe Geral Embrapa Gado de Corte - Cleber Soares - Cenários e Perspectivas da Pecuária de Corte Brasileira

15h- Visita Vitrine Tecnológica Embrapa Gado de Corte

Terça 15-03

Visita a Propriedade Rural em Sidrolândia

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Júri condena dois acusados de atacar judeus em 2005 em Porto Alegre
BRASIL

Júri condena dois acusados de atacar judeus em 2005 em Porto Alegre

BRASIL

Brumadinho: sobe para 212 o número de mortos identificados em tragédia

BRASIL

Bolsonaro e Piñera rejeitam intervenção militar na Venezuela

BRASIL

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação, mostra monitoramento

Mais Lidas