Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Mundo

Menina é eletrocutada no Paquistão por amar homem "errado"

23 JAN 2011Por Folha21h:02

Parentes de uma adolescente paquistanesa  são acusados de matar a menina eletrocutadoa, o motivo seria "!uma paixão por um homem errado", disse a polícia neste domingo (23).

Líderes locais e a família de Saima Bibi, 17, decidiram após um conselho de aldeia (chamado de "panchayat") que a punição por envergonhar a família deveria ser a morte.

De acordo com Zahoor Rabbani, policial do distrito de Bahawalpur, no leste do Paquistão, a menina teria sido morta porque a família não aprovou o seu namorado.

A morte de Saima parece ser o que é conhecido como "morte por honra", comum em áreas rurais onde, sob costumes tribais centenários, casar sem permissão dos parentes homens é considerado uma ofensa grave à honra da família.

Centenas de pessoas, especialmente mulheres, são mortas todo ano no Paquistão em nome da "honra", com a maioria das vítimas sendo de famílias pobres e rurais.

A Comissão de Direitos Humanos independente do Paquistão disse, em relatório recente, que ao menos 650 mulheres foram mortas dessa forma em 2009.

Leia Também