Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

EXPOSIÇÃO

Memorial da Cultura promove mostra em 3D

10 MAI 2011Por OSCAR ROCHA17h:41


Vários tipos de materiais utilizados para criar novas formas e estabelecer o belo e inusitado para quem observa. Esse pode ser o mote da exposição que reúne sete escultores sul-mato-grossenses, que se inicia amanhã, às 19h30min, na Galeria do Memorial da Cidadania e Cultura Popular Apolônio de Carvalho. O evento faz parte do Projeto 3D, coordenado pela galeria do memorial, que também mantém o Projeto Espaço Ocupado, direcionado aos trabalhos feitos em telas de superfícies planas.

“É a segunda edição do Projeto 3D. A primeira aconteceu em 2007. Nossa intenção é destacar aqueles escultores que têm trabalho reconhecido pela qualidade. Também queremos abrir espaço para jovens talentosos. Por isso, incluímos artistas como J.Nantes, reconhecido por sua trajetória marcante, e artistas novos como Thamires, que se formou recentemente e tem produção forte”, destaca a curadora da exposição, Marilena Grolli.

Cada artista destacará cinco obras. No caso de J.Nantes, que conta com 40 anos de carreira, o público poderá apreciar trabalhos que ele realizou há 10 anos e mostram suas temáticas preferidas – o ser humano e a natureza. “São obras que pertences ao acervo de um amigo e que são representativas. Utilizei mármore para esculpir peixe e mulheres”, antecipa o artista. Marilena aponta a diversidade de material como marca importante dos artistas.

Mauro Yanaze usa argila para moldar peças de linhas contemporâneas. Jorge de Barros, que também é artesão, procura usar a madeira para criar elementos próprios. Por sua vez, Gleide Inês cria, por meio da cerâmica, formas circulares, que remetem de certa forma, a um tipo de narrativa visual. De Naviraí, vem Maim, que prefere ferros retorcidos para estabelecer formas humanas. No caso de Thamyres Jacques, a opção é por madeira, surgindo deste material formas femininas. Já Lino Bambil destacará formas inusitadas feitas de cipó. No total, estarão expostas 35 obras. A exposição fica na Galeria do Memorial até o dia 2 de junho e poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min. O espaço está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

Leia Também