Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

2014

Meirelles diz que Olimpíadas no Brasil é "símbolo" de crescimento do país

29 MAI 2011Por AGÊNCIA BRASIL04h:30

O ex-presidente do Banco Central (BC) e provável presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Henrique Meirelles, disse que a escolha do Brasil para sede das Olimpíadas de 2016 é “símbolo” do crescimento do país. “As Olimpíadas é um sumário do desafio de um país que está atingindo um nível mais alto de desenvolvimento econômico”, disse.

“Uma das razões de Chicago ter sido eliminada nas primeiras votações para a escolha da cidade-sede dos Jogos de 2016 foi a dúvida do patrocínio das empresas para aquelas Olimpíadas”, afirmou, citando a crise econômica dos Estados Unidos em 2008. “Uma das razões do Rio ter sido escolhido foi o fato de o Brasil estar em um momento de crescimento econômico."

Meirelles, que foi oficialmente convidado para comandar a APO, discursou ontem (28) em um evento empresarial sobre esportes, em São Paulo. Para assumir seu novo cargo, o ex-presidente do Banco Central ainda precisa ter sua nomeação aprovada pelo Senado. Apesar disso, o ex-presidente do BC falou sobre a preparação das Olimpíadas no Brasil para cerca de 300 empresários.

Para Meirelles, os Jogos são um desafio para o país. Até lá, o Brasil terá de fazer grandes investimentos em um curto espaço de tempo. Isso demandará uma reorganização do setor público e a mobilização de empresários.

Ele confia que o Brasil estará preparado para receber as Olimpíadas, assim como a Copa do Mundo de 2014. Meirelles disse que o país conseguiu resolver problemas macroeconômicos do passado e conseguirá também sediar os dois eventos. “O Brasil cresce, o Brasil tem desemprego baixo e tem condições de organizar eventos da magnitude da Copa e das Olimpíadas.”

Leia Também