Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

FEIRAS DO INTERIOR

Medida vai favorecer compra e venda de animais

9 MAI 2011Por da redação13h:29

Em reunião na última quarta-feira, o Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (Condel/FCO) suprimiu de sua normativa o artigo que impedia o financiamento de animais comprados na mesma microrregião. Ou seja, até então, para obter financiamento do FCO o comprador não poderia estar situado na mesma microrregião do vendedor do lote de animais.

Ao suprimir o artigo de sua normativa, o FCO atendeu solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), visando ampliar as possibilidades de negociação nas feiras e exposições do interior do Estado. “Ao solicitar a retirada do impedimento, a Famasul atende uma demanda dos sindicatos rurais, uma vez que a restrição trazia prejuízos às feiras agropecuárias”, justificou o presidente da entidade, Eduardo Riedel.

A medida do Condel dá outro gás para feiras como a 4ª Exposição Agropecuária de Paranaíba (Expopar) e 9ª Expoleite, que acontecem simultaneamente de 29 de junho a 10 de julho, naquele município. Para evitar as dificuldades das feiras anteriores, o Sindicato Rural de Paranaíba encaminhou pedido para que a Famasul intercedesses junto ao Condel pela liberação em caráter excepcional para a feira do município. Agora, a deliberação é definitiva e se estende a todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

“Para nós representa muito, porque a leiloeira é do sindicato rural e todos os pecuaristas associados dos sindicatos compram e vendem na feira. 90% do gado negociado no evento são do próprio município”, comemora o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antonio de Amaral. Com previsão de negociar cerca de 4,5 mil cabeças de gado, a perspectiva é de que os oito leilões das feiras de Paranaíba movimentem cerca de R$ 4 milhões.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também