Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

HAITI

Medicamentos doados para controle do cólera estão a caminho

27 OUT 2010Por 23h:00

Medicamentos para tratamento de cólera doados pelo Ministério da Saúde ao Haiti devem chegar amanhã (28) ao país. Segundo o comandante da missão, tenente da Força Aérea Brasileira (FAB) Marco Aurélio de Oliveira, a aeronave, um Hércules C-130, deixa hoje (27) Brasília e segue para Boa Vista (RR), onde faz uma parada. Pela manhã desta quinta, a equipe parte para o Haiti.

“Essa missão é de ajuda humanitária e logística. Além de medicamentos, estamos enviando material de suporte às operações das Forças Militares que estão atuando no Haiti”, disse. O coordenador do Comitê Gestor Brasil-Haiti do Ministério da Saúde, Carlos Felipe d’Oliveira, informou que estão sendo doados medicamentos para o controle, prevenção e tratamento da doença, tais como sais de reidratação oral para os casos de diarreia e também produtos para purificação da água, como o hipocloreto de sódio.

Segundo Carlos Felipe, há uma equipe de enfermeiros no país, e dois médicos epidemiologistas seguem em breve ao Haiti para apoiar um plano de contingência para evitar que casos de cólera cheguem até a capital, Porto Príncipe.

Ele disse que, hoje, a situação do surto está mais controlada porque houve uma redução no número dos casos. “O que aconteceu foi a contaminação de um rio que corta dois departamentos [estados] do Haiti e [a contaminação] está longe da capital, Porto Príncipe. A capital está, hoje, numa situação muito frágil do ponto de vista da assistência à saúde, de saneamento e abastecimento de água, embora haja cloração da água”, explicou.

As áreas mais atingidas pelo cólera são Douin, Marchand Dessalines e os arredores de Saint-Marc, a cerca de 100 quilômetros de Porto Príncipe. Vários casos foram registrados também na cidade de Gonaives e em vilarejos próximos à capital, como Archaei, Limbe e Mirebalais.

Leia Também