segunda, 23 de julho de 2018

POLÊMICA

MEC vai ajustar sistema e recorrer sobre SiSU

21 JAN 2011Por G109h:37

O Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira (21) que vai pedir um prazo para adaptar o seu sistema para cumprir a decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para 26 de janeiro, apenas aos estudantes daquele estado. A decisão é do juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar da decisão judicial, as inscrições foram encerradas às 23h59 desta quinta-feira (20). No total, segundo o MEC, mais de 2 milhões de inscrições foram feitas.

Ainda nesta sexta-feira, segundo a assessoria do MEC, a Advocacia Geral da União (AGU) deve entrar com recurso em favor do ministério para derrubar a decisão da Justiça do Rio. Em nota, o ministério disse, ainda, que ao isolar somente os candidatos do Rio de Janeiro estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que a disputa por vagas é nacional e envolve estudantes de todos os estados da federação.

O MEC mantém o calendário do SiSU que indica para a próxima segunda-feira (24) a divulgação da primeira chamada dos candidatos aprovados no SiSU. Os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

2 milhões de inscritos
O balanço final divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim desta quinta-feira (20) indica que foram feitas pouco mais de 2 milhões de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo terminou às 23h59 desta quinta.

Segundo o MEC, 1.080.194 candidatos fizeram as inscrições (um candidato pode optar por até duas opções de cursos e instituições, configurando mais de uma inscrição) para uma das 83.125 vagas oferecidas em instituições públicas de educação superior. O número supera a marca de 793 mil candidatos inscritos em 2009.

O resultado do candidato estará disponível no site SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Leia Também