Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

PERSONAGENS

Mauricio de Sousa lança gibi da Turma da Mônica no Mercosul

19 DEZ 2010Por R7 10h:01

Aproveitar os personagens da Turma da Mônica, criados pelo desenhista Mauricio de Sousa, para promover a integração e a amizade entre as crianças do Mercosul é o objetivo de um gibi lançado nesta quinta-feira (16) em Foz do Iguaçu, durante a cúpula que reúne países do bloco.

A revista Amizade sem Fronteiras - Turma da Mônica no Mercosul tem o apoio da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores e da Itaipu Binacional. O criador da Mônica comemorou o lançamento.

- É uma cartilha com personagens infantis e simpáticos, que falam sorrindo, estendem a mão, abrem os braços para uma confraternização. Penso que é a melhor maneira de iniciarmos um projeto como esse.

Segundo Mauricio de Sousa, as cartilhas, que estão sendo distribuídas pelo governo brasileiro em escolas, por exemplo, têm versões em português, espanhol e guarani, línguas faladas no Mercosul.

- É uma bandeira para o futuro. Se conseguirmos [fazer com] que nossas crianças, a princípio, comecem a falar os idiomas da região, já estaremos montando o grande espetáculo da união das nações e dos povos das próximas décadas.

Para o desenhista, esse projeto pode estimular também a busca, na América Latina, de outros desenhistas.

- Minha proposta é estimular o surgimento de artistas e personagens que possam contracenar com a Turma da Mônica em grandes aventuras e que levem mensagens positivas, ecológicas, morais e de valores para as crianças.

Maurício de Sousa ressaltou que o que se aprende quando criança "é levado para a vida toda".

- Todos nós, o Brasil inclusive, temos de parar de olhar para o mar e olhar para os amigos e vizinhos. Isso é o que está faltando. E nada melhor do que história em quadrinhos e personagens infantis para começarmos esse processo.

Leia Também