Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

2011

Mato Grosso do Sul registra mais de 4 mil casos de conjuntivite

9 ABR 2011Por anahi zurutuza08h:45

Mato Grosso do Sul já tem 4.135 casos de conjuntivite. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), só nos últimos 28 dias, 2.435 pessoas tiveram a doença — mais da metade das notificações ocorreram do dia 6 de março até ontem, o maior pico de registros desde o início do ano. De 1º de janeiro a 5 de março, 1.677 casos foram diagnosticados no Estado.
Campo Grande é a campeã de casos de conjuntivite. Do início do ano até agora, 3.330 pessoas procuraram atendimento médico por sofrerem com o sintomas da doença. Deste total, 517 casos foram descartados, ou seja, até ontem, eram 2.813 notificações de conjuntivite na Capital. Três Lagoas também está no topo da lista de municípios do Estado com o maior número de pessoas contaminadas. (veja mais em matéria nesta página)
Apesar dos números elevados, as secretarias de Saúde do Estado e da Capital, descartam a possibilidade de Mato Grosso do Sul e Campo Grande estar enfrentando surto da patologia. A gerente técnica de doenças exantemáticas da SES, Larissa Machado, explica que os casos tem de ter vínculo para que a situação seja classificada como surto. “Não tem haver com a quantidade de casos, mas como os casos se distribuem. Surto de conjuntivite acontece quando os casos estão todos concentrados no mesmo bairro, numa escola, numa empresa e até mesmo numa residência. Por enquanto estamos tendo casos isolados. Até agora nenhum município notificou surto”.
Erci Harumi Hirota, diretora-substituta de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) afirma que em Campo Grande ainda não foi registrado casos concentrados em creches, escolas, empresas e locais semelhantes. “A recomendação é para que a pessoa com conjuntivite fique afastada de locais públicos enquanto apresentar sintomas. Escolas não precisam suspender aulas e nem empresas precisam fechar se estudantes ou funcionários estiverem com a doença”.
Os sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos, fotofobia, inchaço nas pálbebras, além de desconforto, dificuldade para abrir os olhos e secreção.

Leia Também