Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

SENADO

Mato Grosso do Sul pode ter free shops em oito cidades

12 MAR 14 - 00h:00CLODOALDO SILVA, DE BRASÍLIA

Para definir as regras de instalação de free shops em oito cidades sul-mato-grossenses localizadas na fronteira com os países vizinhos, o Senado Federal debate, hoje, a regulamentação da Lei 12.723/2012. A audiência pública, organizada pela Subcomissão de Assuntos Municipais, ocorre um ano e meio após a sanção da lei, pela presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o texto sancionado, estes free shops poderão ser instalados em cidades gêmeas de municípios estrangeiros, na faixa de fronteira, – são, ao menos, 30 pelo país –, entre elas, os municípios sul-mato-grossenses de Paranhos, Ponta Porã, Mundo Novo e Coronel Sapucaia, Bela Vista, Sete Quedas, Corumbá, Porto Murtinho (estas duas últimas separadas das cidades gêmeas pelo Rio Paraguai).

Também, a lei define que a venda só poderá ser feita para pessoa física e seguirá as regras dos free shops já existentes nos portos e aeroportos do Brasil, com objetivo de estimular o consumo de produtos nacionais pelo turista estrangeiro. Haverá, ainda, a venda de mercadorias importadas sem a cobrança dos tributos de importação.

O pagamento das mercadorias poderá ser feito em reais ou moeda estrangeira, segundo o artigo 15-A, incluído na Lei 1.455/76, em 2012, por meio da Lei 12.723.

Audiência

Foram convidados para debater a regulamentação da lei: Ernani Argolo Checcucci Filho, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil; Frederico Antunes, deputado estadual da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Regulamentação da Lei dos Free Shop; deputado federal Marco Maia, autor do projeto de lei 6.316/09 – que resultou na lei federal; Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e um representante do Ministério da Fazenda.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Sérgio Moro visitou Bolsonaro no hospital neste domingo

EM REPOUSO

Bolsonaro lista no Twitter medidas do governo dos últimos dias

Presidente recebeu no domingo visita do ministro Sergio Moro
SAÚDE

Número de cirurgias bariátricas aumenta 84,73% em sete anos

Estimativa é 13,6 milhões de brasileiros precisem do procedimento
Leilão de itens apreendidos tem produtos a partir de R$ 20
MIL LOTES

Leilão de itens apreendidos tem produtos a partir de R$ 20

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião