quinta, 19 de julho de 2018

testosterona

Maria do BBB 11 admite uso de anabolizante

6 FEV 2011Por Uol19h:30

Uma das musas do BBB 11, Maria afirmou que toma anabolizantes para ter o corpo torneado. “É muita testosterona, não menstruo mais faz tempo", disse a atriz que também admitiu ter o clitóris aumentado graças ao hormônio masculino. O uso de esteroides, além de ilegal, pode provocar a morte.

“O uso de anabolizantes pode causar alguns tipos de câncer, principalmente o de fígado. Existem mortes e não são poucas. Além disso, é muito comum o aparecimento de comportamentos agressivos”, diz Vivian Ellinger, presidente da regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Outros sintomas são pelos no rosto, acne, engrossamento da voz e aumento da pressão arterial. Segundo ela, praticamente todas as mulheres que usam hormônios masculinos param de menstruar rapidamente. Nos homens que usam anabolizantes, as mamas crescem, há redução dos testículos e pode-se apresentar impotência e infertilidade.

“As pessoas recorrem aos anabolizantes para ter um efeito estético facilmente, não conseguiriam ter a musculatura tão definida apenas com exercício físico. Para um olho treinado é fácil de reconhecer quem faz seu uso. Há o excesso de musculatura onde normalmente não se consegue, como no trapézio, perto do pescoço”, explica a médica.

A endocrinologista Ellen Paiva, do blog Comer sem culpa, afirma que apesar de haver casos de infartos e mortes súbitas mal explicadas, “acometendo corpos jovens com corações hipertrofiados como seus bíceps”, os principais efeitos tóxicos dos esteroides são a longo prazo.

Leia Também