Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Posse

Maria Adélia Menegazzo toma posse na Academia de Letras

8 DEZ 2010Por CRISTINA MEDEIROS00h:18

Toma posse hoje, às 19h30min, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a escritora e professora universitária Maria Adélia Menegazzo, eleita a mais nova acadêmica da entidade cultural. A solenidade, que acontecerá  no Auditório da Anoreg (Rua Tabelião Nelson Pereira Seba, 50, B, Chácara Cachoeira), dá continuidade às festividades de comemoração dos 39 anos de atividade da academia, que tem 40 cadeiras vitalícias congregando intelectuais e escritores renomados do Estado.

Após prestar juramento  acadêmico e assinar termo, Maria Adélia será recepcionada em discurso pela professora, escritora e já acadêmica Maria da Glória Sá Rosa, será diplomada e ocupará oficialmente a cadeira de número 9, que tem como patrono Mascarenhas de Morais e era ocupada pelo acadêmico Frei Gregório de Protásio Alves, que morreu há dois anos.
A escritora é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista, tem mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutorada em 2010, é professora da UFMS desde 1981.

Tem  experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, poéticas contemporâneas, Manoel de Barros, literatura brasileira. É autora de vários livros publicados, entre eles “A poética do recorte – estudo de literatura brasileira contemporânea”, “Alquimia do verbo e das tintas nas poéticas de vanguarda”, e “Travessias e limites – escritos sobre identidade e o regional” (este em co-autoria com Álvaro Banducci Júnior).

Leia Também