Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CARNAVAL

Maratona de folia exige cuidados especiais para evitar lesões

27 FEV 11 - 03h:44JORNAL DO BRASIL

O carnaval está chegando e é preciso que os foliões tenham cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a maratona da folia. Os cuidados vão além da hidratação, da alimentação adequada, do baixo consumo de bebidas alcoólicas e da proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. É época de cuidar também do corpo para evitar desgastes físicos que possam causar lesões musculares. De acordo com o coordenador de Ortopedia da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Marcelo Patrício de Oliveira, os atendimentos durante e após o carnaval estão relacionados às frequentes torções e fraturas de tornozelo, lesões no joelho e dores musculares relacionadas à sobrecarga física.

- Carnaval é período de festa, mas também de precaução. A maratona de blocos e desfiles deve ser encarada como um exercício físico que exige bastante esforço dos músculos. O ideal é realizar uma programação de exercícios antecipada visando um melhor condicionamento físico, associada a alongamento antes e depois das atividades - explica o coordenador.

Portanto, para curtir o carnaval sem lesões ou incômodos musculares, recomenda-se o condicionamento aeróbico, através de corrida e spinning, e anaeróbico, com musculação e pilates. Essas e outras atividades, como o alongamento, fortalecem e preparam o sistema músculo-esquelético - ligamento, tendões, músculos e ossos - reduzindo os riscos de lesões.

Para que os exageros não causem consequências, é preciso também tomar alguns cuidados, como evitar o uso de sapatos de salto. Este tipo de calçado eleva demais o calcanhar e faz com que o peso do corpo fique todo concentrado na parte da frente do pé, podendo causar lesões nas articulações, no tendão de Aquiles, no joelho e na coluna vertebral. A melhor opção é usar calçados confortáveis, de preferência o tênis com sistema de amortecimento.

Se o salto fizer parte da fantasia, a dica é variar os calçados ao longo da folia.

Para quem vai desfilar na avenida, é preciso muita atenção com a coluna, devido ao peso das fantasias e dos instrumentos musicais e esforço físico para empurrar os carros alegóricos. O mais importante é alongar a musculatura antes do desfile para evitar inflamações na região lombar e em outras áreas do corpo.

- Fantasias, instrumentos musicais pesados e saltos altos são totalmente nocivos à saúde, pois podem ocasionar lesões que somente serão resolvidas com medicação, fisioterapia ou, em casos mais graves, através de cirurgias - ressalta Marcelo.

Pessoas sedentárias, com sobrepeso ou que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco e devem ter atenção redobrada. O ideal é que conversem com o seu médico e evitem excessos. E mesmo quem nunca apresentou lesões nos músculos, recomenda-se alongamento nos braços, nas pernas e na coluna antes e depois da festa.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ANOS 90

Com torneio como opção por vagas no Mundial, CBF é contra volta da Supercopa

Torneio reunia os campeões da Copa Libertadores
ESTADOS E MUNICÍPIOS

Bolsonaro sanciona lei que divide recursos do megaleilão do petróleo

Capital pede mais investimentos na área de infraestrutura
GOVERNO PRESENTE

Capital pede mais investimentos na área de infraestrutura

Presidente do Ibama diz que derramamento de óleo é situação inédita
PRAIAS DO NORDESTE

Presidente do Ibama diz que derramamento de óleo é situação inédita

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião