quarta, 18 de julho de 2018

CARNAVAL

Maratona de folia exige cuidados especiais para evitar lesões

27 FEV 2011Por JORNAL DO BRASIL03h:44

O carnaval está chegando e é preciso que os foliões tenham cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a maratona da folia. Os cuidados vão além da hidratação, da alimentação adequada, do baixo consumo de bebidas alcoólicas e da proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. É época de cuidar também do corpo para evitar desgastes físicos que possam causar lesões musculares. De acordo com o coordenador de Ortopedia da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Marcelo Patrício de Oliveira, os atendimentos durante e após o carnaval estão relacionados às frequentes torções e fraturas de tornozelo, lesões no joelho e dores musculares relacionadas à sobrecarga física.

- Carnaval é período de festa, mas também de precaução. A maratona de blocos e desfiles deve ser encarada como um exercício físico que exige bastante esforço dos músculos. O ideal é realizar uma programação de exercícios antecipada visando um melhor condicionamento físico, associada a alongamento antes e depois das atividades - explica o coordenador.

Portanto, para curtir o carnaval sem lesões ou incômodos musculares, recomenda-se o condicionamento aeróbico, através de corrida e spinning, e anaeróbico, com musculação e pilates. Essas e outras atividades, como o alongamento, fortalecem e preparam o sistema músculo-esquelético - ligamento, tendões, músculos e ossos - reduzindo os riscos de lesões.

Para que os exageros não causem consequências, é preciso também tomar alguns cuidados, como evitar o uso de sapatos de salto. Este tipo de calçado eleva demais o calcanhar e faz com que o peso do corpo fique todo concentrado na parte da frente do pé, podendo causar lesões nas articulações, no tendão de Aquiles, no joelho e na coluna vertebral. A melhor opção é usar calçados confortáveis, de preferência o tênis com sistema de amortecimento.

Se o salto fizer parte da fantasia, a dica é variar os calçados ao longo da folia.

Para quem vai desfilar na avenida, é preciso muita atenção com a coluna, devido ao peso das fantasias e dos instrumentos musicais e esforço físico para empurrar os carros alegóricos. O mais importante é alongar a musculatura antes do desfile para evitar inflamações na região lombar e em outras áreas do corpo.

- Fantasias, instrumentos musicais pesados e saltos altos são totalmente nocivos à saúde, pois podem ocasionar lesões que somente serão resolvidas com medicação, fisioterapia ou, em casos mais graves, através de cirurgias - ressalta Marcelo.

Pessoas sedentárias, com sobrepeso ou que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco e devem ter atenção redobrada. O ideal é que conversem com o seu médico e evitem excessos. E mesmo quem nunca apresentou lesões nos músculos, recomenda-se alongamento nos braços, nas pernas e na coluna antes e depois da festa.

Leia Também