Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

BRAQUIÁRIA

Mapa suspende venda de 432 toneladas

5 MAR 11 - 00h:00DA REDAÇÃO

O Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Mato Grosso do Sul (SEFIA/DDA/SFA-MS) suspendeu a comercialização de aproximadamente 432 toneladas de Brachiaria humidícola em vários municípios sul-matogrossenses. Os fiscais federais agropecuários da SFA/MS lacraram todo o estoque encontrado nessas condições e notificaram os responsáveis para apresentarem a documentação comprobatória da exploração dos campos de sementes. A falta de tal documentação implica em apreensão definitiva e multa para os infratores.

Durante o flagrante os fiscais descobriram um esquema fraudulento no qual os produtores regularizavam (inscreviam) um campo de produção de sementes de forrageiras e exploravam irregularmente vários outros em localidades diferentes do informado. Alguns inscreveram uma área muito menor que a colhida, deixando de recolher a taxa referente à inscrição dos campos de sementes, lesando os cofres públicos, caracterizando infração prevista na legislação brasileira de sementes (Lei Federal nº 10.711/2003 e Decreto nº 5.153/2004).

O Ministério da Agricultura tem a preocupação de manter a garantia da qualidade das sementes que utilizadas pelos pecuaristas. No último ano o preço das sementes de forrageiras de clima tropical tiveram um aumento médio de 300%.

As irregularidades encontradas e a suspensão da comercialização das 432 toneladas sementes de forrageiras que estavam sendo preparadas para serem vendidas para os pecuaristas, motivaram uma reunião na última quarta-feira (02) no gabinete da superintendência em Campo Grande, para discutir as dificuldades do setor na regularização e inscrição de novas áreas de produção de sementes e o sistema de produção de Brachiaria humidícula no Brasil. Participaram da reunião técnica, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul (Aprossul), Embrapa Gado de Corte (CNPGC) e os fiscais do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas da SFA/MS.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CCJ vota PEC paralela da Previdência em novembro, diz senadora
BRASÍLIA

CCJ vota PEC paralela da Previdência em novembro, diz senadora

Umidade relativa do ar atinge níveis críticos em Mato Grosso do Sul
TEMPO

Umidade relativa do ar atinge níveis críticos em Mato Grosso do Sul

Mais de 70 mil candidatos devem fazer Enem em novembro
TÁ CHEGANDO A HORA

Mais de 70 mil candidatos devem fazer Enem em novembro

Após Previdência, dólar cai ao menor nível em dois meses, aos R$ 4,0328
MERCADO FINANCEIRO

Após Previdência, dólar cai ao menor nível em dois meses, aos R$ 4,0328

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião