Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 19 de dezembro de 2018

Ônibus Espacial

Mais de 700.000 pessoas aguardam último voo do Endeavour

28 ABR 2011Por IG23h:00

Na véspera do penúltimo lançamento de um ônibus espacial, milhares de pessoas acorreram à região em busca de uma oportunidade de assistir o espetáculo marcado para esta sexta-feira (29). Este será também a primeira visita de uma família presidencial americana completa a uma base espacial.

O lançamento do Endeavour também será acompanhado pela mulher do comandante da missão, a deputada Gabrielle Giffords, que sobreviveu a um tiro na cabeça. A multidão total esperada é de mais de 700.000 pessoas.

“isto é algo que está na lista de compras de todo mundo”, disse a principal autoridade de turismo da região, Rob Varley. “Para muita gente, é ‘Oh-oh. Só temos mais duas chances” de ver um lançamento. Após 30 anos, a Nasa aposenta sua frota de ônibus espaciais em meados de 2001.

O lançamento final do Discovery, em fevereiro, também atraiu uma grande multidão, estimada em 400.000 pessoas.

“As pessoas estão subindo na capota dos carros, ficando em todos esses lugares, coisas que provavelmente não eram vistas desde os anos 60, quando estávamos indo para a Lua”, disse o diretor de vôos da Nasa, Jeff Spaulding.

À medida que prosseguia a contagem regressiva, meteorologistas revisavam as previsões para a tarde de sexta-feira. Havia 30% de chance de que o tempo forçasse um adiamento.

O paradeiro exato da deputada Giffords, enquanto isso, era mantido em segredo. Seu maridio, Mark Kelly, lidera o grupo de seis astronautas que o Endeavour levará à Estação Espacial Internacional (ISS). Eles levam peças de reposição e um experimento de física de US$ 2 bilhões.

A deputada chegou ao Cabo Canaveral na quarta-feira (27), depois de deixar o hospital no Texas onde vinha se submetendo a uma reabilitação há três meses. Ela sobreviveu a uma tentativa de assassinato em janeiro.

É possível que a deputada fique com a família Obama numa área reservada do Centro Espacial Kennedy para acompanhar o lançamento.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também