Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

Enem

Mais de 25,5 mil alunos faltaram ao exame

9 NOV 2010Por ANAHI ZURUTUZA03h:00

Pelo menos 25,5 mil inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul não compareceram aos locais de prova neste fim de semana. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou ontem levantamento que aponta que 23% dos candidatos do Estado não fizeram os testes do primeiro dia (sábado) de aplicação do Enem. Já do domingo, o índice de abstenção do Estado chegou a 26%. No Brasil, segundo o Inep, a abstenção chegou aos 29,9%.

Com a nota do Enem, estudantes podem concorrer a 83 mil vagas para os cursos de graduação oferecidos por 83 instituições públicas de ensino superior do Brasil, segundo o Ministério da Educação. E, além das vagas disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quem fez a prova pode obter o certificado de conclusão do ensino médio e pleitear as bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) utiliza o sistema desde o ano passado e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), para os cursos com início em 2011, selecionará os alunos utilizando somente o resultado do exame. Para o próximo ano, a UFMS oferece 4,8 mil vagas. Já a Uems, para 2011, são 2.350 vagas.

Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) optou por adiar para o próximo ano a decisão de aderir ou não ao Sisu.

Leia Também