Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 16 de novembro de 2018

Em MS

Mais de 20% dos índios vivem fora de terras reconhecidas

10 AGO 2012Por Gabriel Maymone13h:10

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 20,5% dos 77.025 mil índios de Mato Grosso do Sul vivem fora das terras reconhecidas pelo governo até 2010, o equivalente a 15,8 mil índios.

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, ficando atrás apenas do estado do Amazonas, com 135,8 mil indígenas.

O Estado tem 39 terras indígenas reconhecidas, sendo que a maior delas é a de Dourados, com população de 11,146 índios, total que representa 18% dos 61,7 mil que vivem em território reconhecido.

A pesquisa revela ainda que 3,7 mil pessoas não se declararam, mas se consideravam indígenas, número que representa 4,84% do total.

Para o professor de antropologia da Universidade de Campinas (Unicamp), José Maurício Arruti, a migração econômica é uma das explicações para a quantidade de índios fora das aldeias reconhecidas, mas não o único fator. “Tem a ver também com o estabelecimento de núcleos antigos de migração [nas cidades] e com problemas territoriais na origem, que expulsam, principalmente novas gerações”, afirmou. 

Com informações da Agêcia Brasil

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também