Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Mais de 111 milhões de pessoas viajaram de avião no País em 2013

Mais de 111 milhões de pessoas viajaram de avião no País em 2013
10/02/2014 03:00 - tribunadabahia


Em 2013 o número de passageiros transportados, com bilhetes aéreos pagos e grátis, por empresas brasileiras e estrangeiras em voos domésticos e internacionais, cresceu 1,66% quando comparado a 2012, alcançando 111.200.188 de passageiros, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta sexta-feira (7).

Se considerados apenas os passageiros pagos, nas mesmas condições em voos domésticos e internacionais operados por empresas brasileiras e estrangeiras, 108.919.640 milhões de passageiros utilizaram o transporte aéreo em 2013.

A quantidade de passageiros embarcados e informações sobre dados de mercado são divulgados pela agência, com base em relatórios recebidos mensalmente das empresas aéreas, em cumprimento à Resolução nº 191/2011 da Anac. Por esse motivo, os números são sempre atualizados de acordo com as informações e revisões encaminhadas pelas empresas.

Ao mesmo tempo em que cresceu o número de passageiros transportados, a quantidade de manifestações encaminhadas pelos passageiros à Anac caiu 14,7% em 2013, também na comparação com 2012. No ano passado, foram 12.555 manifestações, entre críticas, reclamações, dúvidas e elogios relacionados ao serviço prestado pelas empresas aéreas. Ou seja, a cada nove mil passageiros transportados, foi registrada uma manifestação.

Fiscalização

O consumidor pode ajudar a Anac a regular e fiscalizar os prestadores de serviços aéreos e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária fazendo sua denúncia ou reclamação sobre os entes regulados ou fiscalizados pela agência, por meio do atendimento eletrônico da entidade (requer Internet Explorer para o registro), por meio do portal (Fale com a Anac) ou pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol.

Esses canais também servem para tirar dúvidas e encaminhar reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios relacionados aos serviços prestados pela própria Anac.

Felpuda


As várias e várias mensagens que vêm sendo trocadas em grupos fechados, e para poucos, são de que algumas alianças poderão acontecer, mas mediante a troca de comando em alguns órgãos importantes. Seriam entendimentos para atender siglas de matizes bem diversos que vêm tentando criar dificuldades para vender facilidades. Se as negociações forem concretizadas, tornarão os caminhos sem muitas barreiras. A conferir.