domingo, 15 de julho de 2018

PESQUISA IPEA

Maioria com renda de até 2 salários tem carro

26 JAN 2011Por INFOMONEY08h:01

O carro e a moto já são realidade de grande parte dos brasileiros de baixa renda. Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta semana mostra que 52,3% daqueles com renda de até dois mínimos possuem veículo próprio.

A pesquisa, que mostra a percepção dos brasileiros sobre o transporte, aponta que 95,59% dos brasileiros com renda acima de 20 salários mínimos são donos de carros ou motos.

Considerando a escolaridade, 65,32% daqueles que possuem até a quarta série do primeiro grau utilizam veículo próprio. Já entre aqueles que possuem Ensino Superior incompleto ou nível acima disso, o percentual alcança 83,33%.

Congestionamentos
Ter um veículo próprio facilita na hora de se locomover, contudo, enfrentar congestionamentos já faz parte da rotina dos brasileiros. A pesquisa mostra que 20,5% enfrentam essa situação mais de uma vez por dia. Esse percentual alcança 26,2% na região Norte.

Outros 16% enfrentam congestionamentos uma vez por dia, sendo que o maior percentual foi verificado também na região Norte, onde 19,7% afirmaram passar por essa situação nesse período.

Já 11,6% dos brasileiros enfrentam congestionamentos duas ou mesmo três vezes em uma semana. Na região Sul, esse percentual é de 12,3%. Outros 9,1% enfrentam engarrafamento uma vez por semana, sendo que, no Norte, o percentual é o maior, de 11,5%. Outros 3,6% e 5,8% dos brasileiros enfrentaram trânsito parado de 15 em 15 dias e uma vez por mês, respectivamente.

O levantamento também revela que 31% nunca enfrentaram congestionamentos. No Nordeste, esse percentual é maior, de 39,3%, ao passo que, no Norte, 22,5% afirmaram nunca ter enfrentado engarrafamentos.
 

Leia Também