terça, 17 de julho de 2018

111 gigapixels

Maior foto do mundo mostra cidade espanhola em detalhes

23 DEZ 2010Por Terra18h:44

A cidade de Sevilha, na Espanha, é a dona da maior foto do mundo, com 111 gigapixels. A imagem mostra a cidade em detalhes, desde a menor gaivota no céu e um remador no mar até pontes e monumentos. A foto panorâmica foi formada com cerca de 9.750 imagens, e se fosse impressa ocuparia uma área de 13,8 mil m², equivalente a dois campos de futebol.

O projeto iniciou em março deste ano. As fotos foram capturadas da Torre Schindler, construção de mais de 60 m de altura que possibilita um amplo campo de visão da cidade. O grupo construiu o próprio equipamento para registrar todas as imagens. Segundo informações divulgadas no site do projeto, os idealizadores não estavam satisfeitos com nenhum dos robôs disponíveis no mercado para automatizar o processo.

A velocidade do vento no alto da torre e as altas temperaturas dificultaram o trabalho. Foram necessários seis meses de trabalho e 12 tentativas para chegar ao resultado final, que registrou a cidade em uma foto panorâmica de 284 graus na horizontal e 87 graus na vertical.

O grupo levou uma semana selecionando as quase 10 mil fotos usadas para formar a imagem entre as mais de 35 mil registradas. O trabalho final pode ser visto no site www.sevilla111.com.

Leia Também