sábado, 21 de julho de 2018

MÚSICA

Maior evento de música independente acontecerá de 3 a 5 de dezembro em Rio Branco

1 DEZ 2010Por DA REDAÇÃO17h:14

Considerado um dos maiores festivais independentes de música do Brasil, e o maior da Região Norte, o Varadouro chega à sua 6º edição com muita energia e descontração. O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no espaço Haus Beer, em Rio Branco (AC).

Como todo festival de música independente, o Varadouro tem como objetivo fortalecer o cenário local e colocar em evidência músicos e bandas que não estão na grande mídia, mas que têm um público fiel e reconhecimento artístico. Durante os três dias, 21 atrações se apresentam em dois palcos (Cachoeira e Bom Destino).  Dentre elas algumas foram selecionadas através do site Toque no Brasil (plataforma de agenciamento online que segue a lógica de uma rede social para unificar, fortalecer e dinamizar a relação entre artistas e produtores),  e outras por indicações e materiais enviados à produção do festival. A curadoria do evento levou em consideração: estilos, regiões, culturas diversas e trabalho autoral.

Entre revelações e grandes nomes do cenário independente estão Mini Box Lunar (AP), os paraibanos do Cabruêra e os locais Caldo de Piaba e Mogno, além do  índio  Shaneihu  Yawanawa,  que faz participação ao cair do sol com um repertório autoral em língua nativa. O grupo B Negão e Os Seletores de  Frequência (RJ), considerado uma das principais atrações da programação, fecha a noite de domingo. Duas bandas internacionais também sobem ao palco: Thes Siniestros, da Argentina, e El Hombre Misterioso, do Peru.

Há cada ano, procura-se realizar o festival em locais onde cada vez mais pessoas possam ter acesso aos shows, além de promover e destacar alguns dos espaços culturais do estado. Na edição de 2010, o Varadouro traz ainda o Varadouro Mix – feira de artesanato e produtos musicais – e, como nas edições anteriores, uma praça de alimentação com comidas típicas da região. 

O destaque da semana fica por conta da apresentação de João Donato, nestes dias que antecedem o evento. O renomado músico brasileiro nascido no Acre , que compartilha o palco com jovens músicos locais.  O artista, que recentemente foi homenageado com o prêmio de “excelência musical” e teve seu  disco premiado como “melhor álbum de jazz latino” no Grammy Latino, aproveita participação no evento para finalizar a gravação de um documentário sobre sua vida.

Para mais informações sobre a Semana Varadouro acesse o site www.festivalvaradouro.art.br  

 

Leia Também