VÍCIO

Maconha aumenta risco de distúrbios psicóticos

Maconha aumenta risco de distúrbios psicóticos
09/03/2011 21:09 - veja online


Adolescentes e jovens adultos que consomem maconha são mais propensos a sofrer de transtornos psicóticos na idade adulta, afirma estudo publicado no British Medical Journal. O levantamento foi realizado por uma equipe de cientistas da Maastricht University, da Holanda.

Cientistas alemães e holandeses, assim como especialistas do Instituto de Psiquiatria de Londres, analisaram o comportamento de 1.900 pessoas, com idades entre 14 e 24 anos, durante oito anos. Os voluntário foram divididos em dois grupos: os usuários da substância e os não usuários.

"O consumo de maconha é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psicóticos", afirmam os cientistas. Entre os sintomas elencados no estudo, a alucinação se mostrou a mais frequente. E, segundo os dados levantados, quanto mais intenso o uso da droga, mais severos os sintomas apresentados.

"Este estudo acrescenta informação adicional às evidências estabelecidas de que o consumo contínuo de maconha aumenta consideravelmente o risco de sintomas e doenças psicóticas", afirmou Robin Murray, professor de pesquisa psiquiátrica no instituto londrino.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".