Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

homenagem

Lula recebe prêmio do Conselho da Europa em Portugal

29 MAR 2011Por r712h:00

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (29) no Parlamento português, em Lisboa, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o prêmio Norte-Sul, do Conselho da Europa, um grupo de 47 países que procura defender princípios da democracia.

O petista é homenageado pelo período de oito anos na Presidência e sua projeção no cenário internacional. A presidente do International Crisis Group, a canadense Louise Arbour, também recebeu a distinção por trabalhos relacionados à defesa dos direitos humanos.

O prêmio Norte-Sul é entregue todos os anos, desde 1995, a uma personalidade do hemisfério norte e a outra do sul, por ações de promoção da solidariedade e interdependência mundiais. Na última edição, foram premiados o ex-dirigente soviético Mikhail Gorbachev e a ativista kuwaitiana Rola Dashti.

Nesta quarta-feira (30), Lula receberá o título de doutor "honoris causa" da Universidade de Coimbra. A presidente Dilma Rousseff deverá acompanhar o antecessor. Depois, ela terá encontros com autoridades portuguesas.

Dilma manteve sua viagem a Portugal, em sua primeira ida à Europa, mesmo em um momento de crise política, com a demissão do primeiro-ministro José Sócrates. Ele renunciou ao cargo na última quarta-feira (23), em reação à decisão do Parlamento português de rejeitar uma série de medidas de austeridade, que aumentariam impostos e baixariam salários.
 

Leia Também