Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

homenagem

Lula recebe prêmio do Conselho da Europa em Portugal

29 MAR 11 - 12h:00r7

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (29) no Parlamento português, em Lisboa, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o prêmio Norte-Sul, do Conselho da Europa, um grupo de 47 países que procura defender princípios da democracia.

O petista é homenageado pelo período de oito anos na Presidência e sua projeção no cenário internacional. A presidente do International Crisis Group, a canadense Louise Arbour, também recebeu a distinção por trabalhos relacionados à defesa dos direitos humanos.

O prêmio Norte-Sul é entregue todos os anos, desde 1995, a uma personalidade do hemisfério norte e a outra do sul, por ações de promoção da solidariedade e interdependência mundiais. Na última edição, foram premiados o ex-dirigente soviético Mikhail Gorbachev e a ativista kuwaitiana Rola Dashti.

Nesta quarta-feira (30), Lula receberá o título de doutor "honoris causa" da Universidade de Coimbra. A presidente Dilma Rousseff deverá acompanhar o antecessor. Depois, ela terá encontros com autoridades portuguesas.

Dilma manteve sua viagem a Portugal, em sua primeira ida à Europa, mesmo em um momento de crise política, com a demissão do primeiro-ministro José Sócrates. Ele renunciou ao cargo na última quarta-feira (23), em reação à decisão do Parlamento português de rejeitar uma série de medidas de austeridade, que aumentariam impostos e baixariam salários.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mistura de queimadas com frente fria explicam dia cinza em MS
TEMPO

Queimadas com frente fria explicam dia cinza em MS

Raio-x flagra mulher com 50 cápsulas de cocaína no estômago
SERVIÇO DE MULA

Mulher é presa com cápsulas de cocaína no estômago

TJ mantém condenação de homem por violência doméstica após reconciliação
TRÊS MESES DE PRISÃO

TJ mantém condenação de homem por violência doméstica após reconciliação

Vereadores afastados tomam posse em Dourados
RETORNO

Vereadores afastados tomam posse em Dourados

Mais Lidas